O consórcio FLV, um dos finalistas da concorrência para construção de quatro corvetas da classe Tamandaré para Marinha, promove nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, o segundo road show com fornecedores interessados em participar do projeto. O evento acontecerá no consulado italiano, no centro da cidade. De acordo com o consórcio, o encontro pretende estimular a troca de informações sobre a capacidade de construção naval brasileira, visando explorar as oportunidades e estabelecer parcerias com a indústria local, incluindo empresas brasileiras, na cadeia de fornecimento global da Fincantieri.

O primeiro road show, que ocorreu na última quarta-feira (23) em Recife, teve representantes da Vard/Fincantieri e a participação da ministra da Defesa da Itália, Elisabetta Trenta. Outro evento semelhante está previsto para o próximo dia 7 de fevereiro, em São Paulo (SP). No Rio, o evento tem apoio institucional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). A associação considera possível atingir um percentual de 40% de conteúdo nacional nesses projetos.

A 'short list', anunciada pela Marinha no final do ano passado, é formada pelos consórcios: "Águas Azuis", "Damen Saab Tamandaré", "FLV" e "Villegagnon". O FLV é formado pela Fincantieri S.p.A., Leonardo S.p.A e pelo estaleiro Vard Promar (PE). Os investimentos previstos para construção das quatro unidades são da ordem de US$ 1,6 bilhão. De acordo com a Marinha, a decisão sobre a melhor proposta deve ocorrer até o final de março.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.