A Petrobras prorrogou a data de entrega das propostas da concorrência para o afretamento de uma sonda para 2,4 mil m que ficará alocada ao projeto do BM-S-11, na Bacia de Santos. O prazo estava marcado para a próxima semana, no dia 13 de dezembro, mas a comissão de licitação transferiu a data para 27 de dezembro.

O adiamento surpreendeu o mercado. Como a Petrobras finalizou o processo das sondas de Mero ainda que informalmente, a expectativa era de que o resultado da licitação fosse anunciado e abertura das propostas do BM-S-11 fosse mantida, sem alteração na data.

A aposta é de que a licitação do BM-S-11 tenha uma grande disputa. O contrato de afretamento tem prazo de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, prevendo renegociação da taxa de afretamento entre as partes.

A sonda do BM-S-11 terá que ser equipada com duas torres. A empresa que ofertar unidade com dupla atividade receberá da Petrobras uma pontuação bônus, cuja métrica não foi revelada no edital.

A Petrobras está solicitando a entrada em operação da unidade para abril de 2019, mas diante dos adiamentos da data de entrega de proposta e do contrato prever prazo de mobilização de 120 dias, é certo que o prazo seja revisto. A aposta é de que o cronograma seja alterado possivelmente para o terceiro trimestre de 2019.

O afretamento da nova unidade visa substituir os contratos das sondas Ocean Mykonos e Ocean Corcovado, da Ocean Rig. As dois equipamentos operaram no projeto sob regime de dedicação exclusiva e, desde maio, não há equipamento trabalhando na área.

O projeto do BM-S-11 está localizado em águas profundas do cluster, onde foi descoberto o campo de Lula e outros campos. O ativo é operado pela Petrobras, que detém 65%, em parceria com a Shell (25%) e Petrogal (10%).

Além dessa licitação, a Petrobras tem em curso uma outra concorrência destinada ao afretamento de uma sonda para operação no chamado pool, com capacidade para operar em lâmina d´água de 2 mil m. O equipamento está sendo contratado para operar ao longo da costa sem locação definida.

A unidade está sendo requerida para o próximo ano e a entrega de propostas foi remarcada o dia de 7 de janeiro.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.