ICMS INCIDE APENAS SOBRE O CONSUMO EFETIVO DE ENERGIA ELÉTRICA

Em sede de repercussão geral, O STF entendeu que encargos tarifários, como o "seguro apagão", não se relacionam com a operação de circulação ou transferência de energia elétrica para o consumidor final e, por isso, não devem integrar a base de cálculo do ICMS. O Tribunal também decidiu que o ICMS somente pode incidir sobre a eletricidade efetivamente consumida, não podendo ser calculado sobre a demanda contratada, mas não utilizada pelo contribuinte. Foi fixada a seguinte tese (Tema 176): A demanda de potência elétrica não é passível, por si só, de tributação via ICMS, porquanto somente integram a base de cálculo desse imposto os valores referentes àquelas operações em que haja efetivo consumo de energia elétrica pelo consumidor."

ISS INCIDE EM CONTRATOS DE FRANQUIA (FRANCHISING)

O STF, em repercussão geral, entendeu que é constitucional a incidência de ISS sobre o contrato de franquia, apesar da natureza híbrida do contrato, envolvendo prestações de "dar" e prestações de "fazer". Em tal oportunidade, o plenário fixou a seguinte tese (Tema 300): "É constitucional a incidência de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) sobre contratos de franquia (franchising)."

IMPOSSIBILIDADE DE CREDITAMENTO DE PIS EM OPERAÇÕES COM PESSOAS JURÍDICAS DOMICILIADAS NO EXTERIOR

O STF decidiu pela constitucionalidade da vedação ao creditamento da contribuição social ao PIS, no regime não cumulativo, nas operações envolvendo pessoas jurídicas domiciliadas no exterior. No julgamento, o Plenário fixou a seguinte tese (Tema 707): "Revela-se constitucional o artigo 3º, § 3º, incisos I e II, da Lei nº 10.637/2003, no que veda o creditamento da contribuição para o Programa de Integração Social, no regime não cumulativo, em relação às operações com pessoas jurídicas domiciliadas no exterior."

TAXATIVIDADE DA LISTA DE SERVIÇOS SUJEITOS AO ISS

Ao analisar a taxatividade (ou não) da lista de serviços sujeitas ao ISS, o STF decidiu pelo caráter taxativo da referida norma, sendo permitida, contudo, a interpretação extensiva, ampliando-se a incidência do ISS aos serviços inerentes aqueles descritos em lei, corroborando a jurisprudência do STJ sobre o tema. Assim, a seguinte tese foi fixada (Tema 296): "É taxativa a lista de serviços sujeitos ao ISS a que se refere o art. 156, III, da Constituição Federal, admitindo-se, contudo, a incidência do tributo sobre as atividades inerentes aos serviços elencados em lei em razão da interpretação extensiva.”

INCONSTITUCIONALIDADE DA LIMITAÇÃO TEMPORAL PARA O APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DE PIS E COFINS

O Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional a vedação ao aproveitamento de créditos de PIS/COFINS, relacionados ao ativo imobilizado adquirido até 30/04/2004, tendo em vista que tal limitação ofenderia aos princípios da não-cumulatividade e isonomia. Assim, restou fixada a seguinte tese (Tema 244): "Surge inconstitucional, por ofensa aos princípios da não cumulatividade e da isonomia, o artigo 31, cabeça, da Lei nº 10.865/2004, no que vedou o creditamento da contribuição para o PIS e da COFINS, relativamente ao ativo imobilizado adquirido até 30 de abril de 2004."

IICMS-ST: POSSIBILIDADE DE CREDITAMENTO DE PIS/COFINS EM CASO DE REVENDA

A 1ª Turma do STJ entendeu pela possibilidade de creditamento de PIS/COFINS dos valores recolhidos a título de ICMS-ST na etapa anterior, tendo em vista que tais valores integram o custo de aquisição da mercadoria para revenda, embutido no valor de aquisição do produto pela revendedora (e destacado nas notas fiscais) e não é recuperável pela empresa no momento da revenda. Ressalta-se que tal decisão, por não ter sido proferida na sistemática de Recursos Repetitivos, não possui efeito vinculante.

Originally published 07 July, 2020

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.